data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)
Em reunião nesta terça-feira, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) confirmou a inclusão de Santa Maria no Plano de Contingência e Ação, elaborado pelo Piratini para os casos do coronavírus. Isso se dá quase uma semana depois de o Executivo gaúcho anunciar que os municípios de Santiago, de São Gabriel e de Rosário do Sul figuravam nesta lista de unidades referenciadas, mas Santa Maria não.
Hospitais e unidades de saúde têm visitas suspensas e restringidas
Agora, durante encontro na capital gaúcha, a secretária estadual de Saúde, Arita Bergmann, anunciou às autoridades de saúde e também na presença do reitor da UFSM, Paulo Burman, a inclusão do Hospital Universitário de Santa Maria (Husm) como uma unidade de referência para eventuais casos do Covid-19. Com isso, o Universitário terá, de forma imediata, cinco novos leitos de UTI e ainda a liberação de equipamentos de apoio.
- É uma sinalização importante sem dúvida alguma. E ainda haverá a liberação de equipamentos de apoio para o Husm - avalia o reitor.
Mesmo assim, o Ministério Público Federal (MPF) segue cobrando a Secretaria Estadual de Saúde para a abertura, a curto prazo, de 10 leitos de UTI no Hospital Regional de Santa Maria, que funciona com apenas dois ambulatórios.
VÍDEO+FOTOS: UFSM e Centro registram pouca movimentação em prédios e nas ruas
Além disso, o MPF também busca dar celeridade à retomada da Central de UTIs, que fica em anexo ao Husm, e que está parada desde junho de 2018, e que poderia estar ofertando 40 leitos novos.